.jpeg)
Orquestra Juvenil da Ação Social Pela Música do Brasil
A Orquestra Juvenil da Ação Social pela Música é o resultado do trabalho primoroso que ASM tem realizado ao longo dos anos, nos núcleos de aprendizado musical das comunidades do Rio de Janeiro, formada por 50 jovens
dedicados, carismáticos e de talentos expressivos, de várias comunidades onde o projeto atua. A orquestra tem uma desenvoltura artística musical própria do vigor da juventude e encanta a todos com seu repertório clássico e popular com leveza e alegria.
Já se apresentou em salas tradicionais de concerto na cidade do Rio como Cidade das Artes, Sala Cecilia Meireles entre outras, se presentou por diversas vezes no Boulevard de Portas Abertas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tem realizado concertos didáticos em diversas comunidades do Rio.
Neste processo de aprimoramento artístico musical, os jovens adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe e respeito, ganhando autoestima e confiança para enfrentar os desafios da vida adulta. A orquestra é uma ação transformadora na vida desses jovens. O impacto social contido neste trabalho é o de fazer conhecer moradores de comunidade populares não pela privação econômica e social, mas pelo potencial criativo e pela contribuição cultural que podem oferecer a sociedade.
Maestro Renan de Paula
Nascido em 14 de Outubro de 1997 no Rio de Janeiro, Renan de Paula iniciou seus estudos aos 9 anos de idade tendo como professor de violão o músico e cantor Antônio Carlos da dupla Antônio Carlos & Jocáfi. Aos 13 anos de idade, Renan começou a aprender Viola de arco com a professora Renata Jaffé e no mesmo período ingressou no Projeto Ação Social pela Música do Brasil onde começou como aluno e hoje atua como maestro da Orquestra Juvenil ASMB dos núcleos de aprendizado ASMB. Como violista e percussionista, Renan de Paula já se apresentou com grandes músicos no cenário clássico e popular como Lang Lang, Yamandu Costa e realizou diversas viagens nacionais e Internacionais tendo como destaques concertos no Theatro Municipal RJ, Carnegie Hall (EUA), sala dos espelhos Concertgebouw (HOL) etc. Inspirado pelo o avô Sinésio de Paulo, na qual era regente do coral da igreja (In memoriam ) Renan de Paula segue os passos do avô trabalhando como regente em grupos de Câmara dentro do Projeto como Camerata Vila e Camerata Allegreto.. Em 2022 assumiu o posto de regente da Orquestra Juvenil dos núcleos de aprendizado ASMB, onde realizam diversos concertos em theatros, escolas etc. Renan de Paula vem se estabelecendo na área da regência com a ajuda no projeto ASMB, tendo com o seu mentor, o renomado maestro Cláudio Cruz, na qual vem acompanhando o seu desenvolvimento desde 2023 quando Renan participou da edição do Festival Internacional Gramado in Concert sob seus ensinamentos.
