top of page

UMA MISSÃO DE AMOR

O privilégio que tenho todos os dias de conviver com centenas de crianças, adolescentes e jovens e poder exercitar através da música a solidariedade, vivenciando o poder de transformação que esta pode proporcionar, me torna um abençoado por Deus, mas ao mesmo tempo me traz uma responsabilidade e me fortalece nesta missão.

Orquestrar vidas é solfejar sonhos, esperança, fé, amor, cumplicidade, compromisso em harmonizar o futuro.

A construção de um amanhã melhor, depende do agora. Precisamos estar atentos, nossas crianças não podem mais esperar, é preciso ação. Milhares de brasileirinhos estão à nossa espera. 

Essa é a hora de transformarmos sonhos em realidade, lutas em vitórias, tempo de contribuir e oferecer para nossas crianças, adolescentes e jovens acesso a educação musical, revelando ao mundo o talento do povo brasileiro.

Jony William

Fundador da Orquestrando a Vida

Doutor em Causas Humanísticas Internacionais

Academia de Letras do Brasil/ Humanitária

Jony (62)a 31.08.23-Foto Anaceli Nuffer copiar.jpg

Quem somos

Em 1996, iniciava o movimento de Orquestras fundado pelo maestro Jony William, em Campos dos Goytacazes-RJ, dando origem a Orquestrando a Vida, uma entidade sem fins lucrativos, cujo a missão é promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social, através do ensino coletivo da música, com instrumentos sinfônicos para formação de orquestras, tendo a educação musical como via de desenvolvimento individual e coletivo.

 

Sua metodologia é fundamentada no bem sucedido e mundialmente conhecido El Sistema, criado por José Antônio Abreu, na Venezuela; sendo considerado um dos melhores núcleos do sistema Venezuelano, fora do país. Firmada na filosofia que antes da técnica musical está o indivíduo, busca-se aflorar, através da música, o melhor que existe no âmago de cada ser humano e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades musicais que são estimuladas com amor e respeito pela caminhada de cada aluno. Todas essas vivências serão ferramentas para música e para a vida de cada estudante que passa pela instituição, incentivando a formação continuada e abrindo caminhos para a vida profissional.

 

A Orquestrando a Vida atende centenas de crianças, adolescentes e jovens, provenientes de diversos bairros da cidade de Campos e municípios vizinhos, distribuídos em orquestras e grupos musicais que traduzem o resultado de um trabalho musical que nos levou a Turnês Nacionais e Internacionais como: Portugal, Estados Unidos, Bolívia, Argentina, Paraguai, entre outros, tocando em grandes palcos como: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles (RJ), Teatro Nacional de São Carlos (Portugal),  Carnegie Hall (EUA), Teatro Colón (Argentina), Auditório da Rádio Paraná (Paraguai), Centro Sinfônico Nacional  (Bolívia), dentre outros.

 

No repertório musical das Orquestras estão sempre presentes grandes obras da música erudita internacional, além de contar com um vasto repertório de música brasileira, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural, étnica e regional, procurando ofertar ao público a música de nosso pais, valorizando nossas raízes, difundindo nossa música  popular, folclórica e de concerto, realizando diferenciadas performances e evoluções em palco, com coreografias mostrando a brasilidade dos músicos e a riqueza dos ritmos.

 

A Orquestrando a Vida reconhece que a educação é uma forma de Intervenção no mundo, e através da educação musical vem cumprindo sua missão. Olhando pela vertente socialcultural, está rede musical se converte num poderoso fator de transformação, a realidade de indivíduos afetados pelo projeto é muito maior do que as crianças, adolescentes e jovens que ali estudam, pois soma-se a este número os familiares das crianças e toda a comunidade em seu entorno.

21751895_1110908952377434_7883613892972477106_n.jpg
IMG_5702.JPG
Orquestra Sinfônica Jovem Mariuccia Iacovino © Renato Mangolin 190.jpeg

O QUE É EL SISTEMA?

O Sistema Nacional de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela é uma obra social e cultural do Estado venezuelano. Também conhecido como El Sistema , foi idealizado e fundado em 1975 pelo professor e músico venezuelano José Antonio Abreu para sistematizar a instrução e prática coletiva e individual da música por meio de orquestras sinfônicas e corais, como instrumentos de organização e desenvolvimento social.

O visionário Maestro venezuelano, José Anmtönio Abreu - Theatro Municipal Rio de Janeiro..
Dúvidas e informações 
encontrodeorquestras@orquestrandoavidavida.com.br
bottom of page