
Maestro Marcos Rangel
O maestro Marcos Rangel é doutorando em regência orquestral pela Universidade de Houston. Anteriormente, foi maestro assistente nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis eInfantis da Bahia (NEOJIBA), um programa semelhante ao El Sistema no Brasil, onde preparou a orquestra para sua turnê internacional de 2022, que incluiu o Concertgebouw em Amsterdã ea Philharmonie em Paris com a pianista Maria João Pires e a turnê nacional de 2023 pelo Nordeste e Norte do Brasil com a violinista Midori.
O Los Angeles International Conductors Competition, na Argentina, o nomeou finalista e ficou em quarto lugar entre quarenta concorrentes em 2024. Marcos estudou com maestros influentes como Harold Farberman no Bard College Conservatory of Music e Laurent Gay na Haute École de Musique de Genève. No Brasil, seus estudos de regência incluíram Ricardo Rocha, Ligia Amadio, André Cardoso, Isaac Karabtchevsky e Abel Rocha.
Como educador, Marcos trabalhou muitos anos com músicos de vários níveis e backgrounds, encorajou experiências musicais coletivas e promoveu a música sinfônica brasileira, tanto no programa NEOJIBA, quanto no projeto Orquestrando a Vida, onde iniciou sua formação musical. Ele é mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-Brasil e atualmente estuda com Franz Anton Krager na Universidade de Houston.

